MOTORES DE BUSCA ONLINE

O advento e a democratização da internet vieram mudar a nossa vida a todos os níveis, influenciando a forma como nos relacionamos, como consumismo e como nos comportamos nos tempos livres. Com os dispositivos móveis e com o wi-fi, estamos ligados numa rede internacional durante 24 horas por dia, influenciando também a forma como as empresas e as marcas passaram a agir e a encarar o mercado.

Aliado a isso, têm surgido milhares de aplicações, umas mais úteis que outras, que têm servido para simplificar a nossa vida e torna-la mais eficiente. No entanto, nada é tão importante quanto os motores de busca. Sem eles, a nossa experiência online não seria a mesma nem tão eficiente como é.

Mas o que são os motores de busca?
Estes são plataformas online que utilizamos para pesquisar informação na rede. O mais conhecido dos motores de busca será, provavelmente, o Google, com milhões de utilizações diárias. Mas existem outros, como o Yahoo, o Bing, entre muitos outros.

A forma como funcionam é muito simples. Coloca-se uma ou várias palavras-chave sobre a informação que pretendemos pesquisar na internet e clicamos no botão “pesquisar”. Logo de imediato, o motor de busca dá-nos todos os resultados relacionados com as palavras-chave pesquisadas.

Tendo em conta a quantidade de informação disponível na world wide web, os resultados são, normalmente, milhares. para uma empresa ou uma marca torna-se, portanto, fundamental sugir nas posições cimeiras dessas buscas.

O Google e demais motores de busca organizam os seus resultados de acordo com a relevância das páginas. Ninguém sabe ao certo como funcionam esses algoritmos, mas o marketing digital tem-se esforçado em identificar alguns desses parâmetros.

Características dos websites como a utilização das keywords certas, endereços curtos ou o redirecionamento de links de umas páginas para as outras têm provado influenciar determinantemente estas pesquisas nos motores de busca. Por isso, o marketing digital tem ganho uma importância fundamental no sucesso comercial das empresas na internet nos últimos anos.

A optimização dos websites para os motores de busca tornou-se assim uma disciplina quase autónoma e independente do próprio marketing digital, tal é a sua importância para o sucesso das empresas e das marcas. Porque estar apenas presente na internet já não é suficiente. É necessário conseguir e saber sobressair por entre toda a concorrência existente na world wide web.

Mas o sucesso do Google não se fica apenas pela eficiência das suas pesuisas. Sendo uma empresa com um poder cada vez maior no mundo online, O Google tem-se complementado com ferramentas que facilitam a vida dos seus usuários. É o caso do calendário, da sua “nuvem” Drive e até de uma rede social própria.

Além disso, existem ainda outro tipo de motores de busca. Já aqui mencionamos os mais comuns, os globais, que é o caso do Google, do Yahoo ou do Bing, só para referir os já citados. Estes pesquisam todas as páginas que existem online e apresentam os resultados de forma mais ou menos aleatória.

Depois existem os motores de busca verticais, cujas buscas são efectuadas em bases de dados próprias, de acordo com as suas intenções. Normalmente, estas são plataformas pagas, como é o caso do Trovit ou do Mitula.

Existem ainda os motores de busca locais, com um alcance limitado, normalmente a níveis regional no máximo. São motores de busca limitados a empresas ou serviços, normalmente pagos também e direccionados para profissionais. É o caso de plataformas como o Zeen! ou o Listão.

Assim, são várias as opções disponíveis no universo dos motores de busca. Certamente, estas são plataformas que irão continuar a evoluir, em direcção às necessidades dos usuários. Não sabemos que novas funcionalidades surgirão no futuro próximo. No entanto, de algo temos a certeza: os motores de busca são uma ferramenta indispensável para todos aqueles que utilizam a internet.